20/05/2016

Alunos aprendem a reconhecer uma dieta saudável

A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem física e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

A alimentação saudável envolve a escolha de alimentos, pois o importante é consumir diferentes tipos de nutrientes. A roda dos alimentos é constituída de sete grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, deveria ser presente na nossa alimentação diária. Essa conscientização é feita na escola em diversas séries, mas é no início da vida escolar que esse aprendizado é essencial para a criação de hábitos que as crianças levarão para a vida toda.

Na Creche 2, os grupos  alimentares foram apresentados aos alunos na hora do lanche e todos experimentaram um alimento de cada grupo. Alternando cores e sabores, a turminha percebeu que existem coisas gostosas no grupo dos lácteos, das frutas, etc, e que nenhum alimento precisa ser excluído das refeições, mas apenas consumidos com moderação. A turma também plantou moranguinhos em vasos, que devem cuidar até dar os frutos para um lanchinho gostoso.

A alimentação saudável no 1º ano do Ensino Fundamental centrou-se na importância das frutas, já que nessa idade os doces e salgadinhos costumam ganhar maior atenção da garotada. A turma trouxe frutas variadas e foi para a cozinha fazer uma salada, que todos consumiram com alegria. Depois foi a vez de limpar tudo e lavar a louça, tarefa em que a professora não precisou ajudar.

Já no 2º ano, a ideia foi explorar alimentos mais saudáveis que os industrializados, demonstrando às crianças que elas sempre podem ter opção melhor para alimentar-se em todos os tipos de lanches. Cada um trouxe o alimento que considerou mais apropriado. Além de frutas e legumes, os estudantes apresentaram biscoitos e pães integrais e alimentos feitos em casa e, portanto, sem conservantes.