Nossa História

O Colégio La Salle Medianeira, com 87 anos de história e tradição na educação da região noroeste do RS, atende atualmente 500 estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Localizado no centro de Cerro Largo, conta com o trabalho de 50 educadores que auxiliam crianças e adolescentes a construírem seu conhecimento e a se desenvolverem integralmente.

A escola surgiu em 1935 com a chegada dos irmãos Albino Paulo, Gabriel Donato e Theodoro, na ainda Colônia Serro Azul, hoje município de Cerro Largo, no dia 25 de junho. Eles assumiram a pequena escola paroquial, construída ao lado da Igreja Matriz.

O desenvolvimento da obra lassalista no município teve impulso em 1942, com a criação da primeira Escola Normal Rural do Rio Grande do Sul. Nessa escola formaram-se 493 professores que atuaram nas zonas rurais do interior gaúcho. A prática agrícola era feita em uma área de 50 hectares próximo ao parque municipal de exposições. A produção lá alcançou destaque em todo o noroeste do RS. A Escola Rural funcionou por 30 anos.

Em 1959, o La Salle Medianeira criava o primeiro curso ginasial da região. Foi o ano em que ficou pronta a primeira etapa do complexo de prédios em frente à praça da Matriz onde o colégio está até hoje. Em 1969, foi implantado o curso científico, equivalente hoje ao Ensino Médio. Nessa época, o colégio começou  a matricular mulheres. O  La Salle Medianeira ampliou o seu atendimento  em 1986, quando foi criado o nível de Educação Infantil com uma turma de Pré 2. 

Sempre buscando melhorar a qualidade de ensino, o colégio investe constantemente na renovação de seus espaços físicos e pedagógicos. Em 1998 foi construído um ginásio de esportes para a prática da Educação Física e para os treinos e jogos da Escolinha de Futsal La Salle e da Escolinha de Vôlei da APM. Em 2006, a Educação Infantil ganhou seu espaço próprio, com salas de aula climatizadas, ambientes lúdico-pedagógicos e banheiros exclusivos. 

A busca constante pela qualificação do ensino e a preocupação com uma proposta pedagógica atualizada e dinâmica, unindo a tecnologia com o aprendizado de valores, é uma marca da obra educativa lassalista, que chega à modernidade com um pavilhão voltado ao ensino da Educação Infantil, abrigando seis turmas - Creche de 2  e 3 anos e Pré de 4 e 5 anos. No Ensino Fundamental, iniciou-se em 2014 uma turma de 9º ano. 

Além de seu espaço de pesquisa, a Biblioteca La Salle hoje tem ambientes para leitura de jornais e revistas e uma Biblioteca Infantil. As salas de aula transformaram-se em ambientes multimídias com acesso à internet e um novo laboratório de Ciências está à disposição dos estudantes. Os alunos até 5º ano do Ensino Fundamental também contam com uma Brinquedoteca, onde funciona no contraturno escolar o projeto Transformar La Salle, com uma proposta inovadora de aprendizagem.

Em 2019, a direção do colégio foi assumida por leigos. Houve a ampliação do número de salas com a construção de um novo anexo. Os estudantes ganharam uma sala para atividades do GEL e Pastoral e uma Sala de Artes, que também é usada para jogos de raciocínio. O atendimento especializado, AEE, implantado em 2018, recebeu um novo ambiente, com mais recursos multifuncionais ao lado da biblioteca e de banheiros novos.

No ano de 2020, enfrentamos uma situação atípica, que foi a pandemia da Covid-19. Para que os estudantes continuassem estudando, mesmo em casa, a Rede La Salle firmou parceria com a Google For Education e todos puderam ter sua sala de aula virtual e seguir em contato real com colegas e professores. 

Hoje o ensino continua utilizando com intensidade as ferramentas digitais, que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes na nova realidade colaborativa.  

  

  • Conheça o projeto Memória La Salle e contribua para a construção da nossa história!