17/06/2015

Chegamos aos 80 anos, venha para nossa festa!

O Colégio La Salle Medianeira comemora no próximo dia 25 de junho oito décadas de história na educação da região noroeste do RS. A instituição, que atende atualmente 380 estudantes nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, conta com 47 educadores.

O aniversário está sendo festejado com a 14ª edição da gincana das cores e uma programação especial com a comunidade. No dia 25, haverá em frente ao colégio o descerramento da placa comemorativa em bronze com um breve histórico da instituição. Um almoço com a comunidade está marcado para o dia 28 de junho, quando os estudantes fazem apresentações culturais válidas para a gincana no salão paroquial.  No mesmo dia, às 10h, haverá uma celebração na Igreja Matriz. Os cartões para o almoço estão sendo vendidos pelas equipes.

A escola surgiu em 1935 com a chegada dos Irmãos Albino Paulo, Gabriel Donato e Theodoro, na ainda Colônia Serro Azul, hoje município de Cerro Largo, no dia 25 de junho. Eles assumiram a pequena escola paroquial, construída ao lado da Igreja Matriz, dando aulas também em alemão para os filhos dos imigrantes colonizadores. Nos primeiros anos, o colégio possuía internato e atendia somente meninos. Como escola católica em uma região marcada pelo credo , sempre despertou vocações religiosas, característica que se mantém ainda hoje.

O desenvolvimento da obra lassalista no município teve impulso em 1942, com a criação da primeira Escola Normal Rural do interior gaúcho, que funcionou por 30 anos e formou 493 professores para áreas onde o ensino público não chegava. Em 1959, o La Salle Medianeira criava o primeiro curso ginasial da região. Dez anos depois era implantado o curso científico, equivalente hoje ao Ensino Médio e em 1986 o atendimento ampliou-se para o nível da Educação Infantil com a primeira turma de Pré 2. Hoje a escola possui seis turmas de Educação Infantil, educando crianças a partir de 2 anos.

Saiba mais!

Conheça o projeto Memória La Salle