21/11/2014

Alunos são premiados no Salão das Ciências da UFFS

O La Salle Medianeira obteve cinco premiações no Salão de Ciências organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo nos dias 18 e 19. A escola concorreu nas categorias B (Ensino Fundamental - Séries Finais), na qual teve dois trabalhos destacados, e C ( Ensino Médio), em que a escola conquistou os três primeiros lugares.
O evento, que teve a participação de oito escolas do município, foi realizado no Ciep Dr. Otto Flach e ofereceu aos estudantes oficinas, palestra e um espaço para troca de experiências com a exposição de cerca de 75 trabalhos científicos. Confira os projetos e os nomes dos alunos do La Salle Medianeira que foram destacados:

Categoria C: Ensino Médio

1º lugar: Eletroímãs e Sapatos Magnéticos – Alunos: Ivan Schwickert e Jonas Kuhn - 1ª série;
2º lugar: Refratomêtro de Abbe – Alunos: William Ten Caten Thomas e Letícia Bohn Jung - 2ª série;
3º lugar: Fonte de Heron – Alunas: Kauany Gomes, Laura Kieling e Thaís Schmitt - 2ª série.

Categoria B: Séries Finais

1º lugar: Conhecendo um pouco mais sobre bactérias – Alunas: Larissa da Silva Dario, Isadora Barbosa Fenerharmel e Rafaela Spies - 7º ano;
2º lugar: Erguendo materiais com a pressão da água: Robô Hidráulico – Aluno: Leonardo Muders Spohr - 8º ano;

Durante o evento, a professora Neusa Maria John Scheid (URI – Campus Santo Ângelo) ministrou palestra com o tema “Ensino de Ciências: Perspectivas e Desafios”. Neusa defendeu que os professores devem pensar estratégias de ensino que viabilizem não só a educação em termos de conhecimento científico e tecnológico aos nativos digitais, “mas que esses instrumentos, esses recursos possibilitem a promoção da cidadania, que seja ética e responsável”, disse.
Ao todo, foram selecionados os três melhores trabalhos em seis categorias: Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais), Ensino Médio, PIBIC Ensino Médio, Ensino Médio Politécnico e Ensino Médio – 2º ano. A premiação foi na forma de troféus para os melhores, medalhas para todos os participantes e, além disso, será fornecida bolsa de Iniciação Científica Júnior aos melhores estudantes das escolas públicas vencedores da categoria Ensino Médio – 2º ano. “O nome desses estudantes só será revelado no início do próximo ano, pois ainda será avaliado o desempenho de cada um”, explica o coordenador do evento, professor Roque Ismael da Costa Güllich. A bolsa, oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será no valor de R$ 100 para atuarem no PIBIC Ensino Médio, durante um ano, sob a orientação dos pesquisadores do GEPECIEM e colaboração dos professores das escolas.
O Salão das Ciências é um projeto financiado pelo CNPq, com apoio da CAPES, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. (Fonte: UFFS)