03/06/2014

Ensino Fundamental I

Formando palavras com o Zé do Livro

Formando palavras com o Zé do Livro

O Zé do Livro está de volta para a alegria das crianças do 1º ano. Passeando nas casas lassalistas, o boneco motiva a leitura e a alfabetização, levando em sua mochila livros e jogos de formar palavras. O estímulo gera um compromisso com a lição de casa, agradando  as crianças e os pais, que vêem no personagem um aliado na hora do estudo.

Não bastasse isso, o Zé ainda é considerado por todos um grande amigo e as crianças gostam que o boneco participe de suas atividades diárias, como passear de bicicleta, de carro, almoçar, ver TV e até ir a festas. “ Sentimos a alegria e o entusiasmo da nossa filha ao trazer o Zé do Livro acompanhado do seu material escolar. Simpatizamos com ele e juntos dialogamos sobre o personagem Zé. É  um projeto criativo, pois incentiva a leitura e a criação de novos textos, formando o aprendizado. Também desenvolve o senso literário, criando compromisso e responsabilidade com a leitura”, escreveu Elígia, mãe da Bibiana, no diário do Zé, um livro onde os pais contam a experiência com o boneco em casa e a criança pode desenhar o que fez com o amigo.

Na casa do Leonardo, a presença do Zé foi um agito só.  “Foi só alegria, sentimos a expectativa e a vontade dele em conhecer, saber ler e escrever as palavras. Este projeto vem ao encontro pela busca do saber, pois através do lúdico, da brincadeira, da imaginação, o aprendizado torna-se prazeiroso”, avalia a mãe Ângela.

Mas o Zé é mais que um incentivador da leitura. Ele é um amigo de outros hábitos saudáveis, como cuidar do corpo. Antes de dormir, o personagem deve escovar os dentes e se lavar. Todos os apetrechos vem na mochila, junto com a coleção de livros.  “Adoramos o projeto, pois vimos o interesse da Hellen em cuidar da higiene pessoal e o interesse pela leitura. Bom demais ver nossa filha lendo sozinha, formando frases”, conta a mãe. 

< voltar