28/04/2014

Simulados avaliarão Ensino Fundamental

Os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental irão realizar simulados on line para avaliações do nível de aprendizado das turmas. O primeiro pré-teste foi feito hoje (28) com os estudantes do 9º ano. As provas serão aplicadas até o final de junho em datas a serem marcadas pela Geekie, empresa gerenciadora do sistema, nas turmas do 6º, 7º e 8º ano.

A prova, em estilo semelhante ao Enem, é composta por dois cadernos – de Língua Portuguesa e Matemática, cada um com 36 questões.  O tempo para a realização do teste é de 4h. Após o final das avaliações, a escola receberá um diagnóstico contendo os pontos fortes e os focos de estudo dos alunos nas áreas abordadas. “Será um bom exercício para os alunos e uma ótima ferramenta para professores, escola e direção saberem onde investir”, destaca a supervisora pedagógica Simoni Friedrich.

Segundo o co-fundador da Geekie, Claudio Sassaki, os relatórios dos simulados trarão um mapeamento das principais deficiências de aprendizagem e um plano de estudos priorizado para supri-las. “O professor terá uma visão mais clara dos temas, turmas e alunos que precisam de mais atenção e a escola contará com um diagnóstico geral que possibilitará maximizar a implantação de políticas curriculares, o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e a coleta de informações de como eles estão aprendendo na escola”, explica.