A Reflexão Lassalista 2026, inspirada no tema “Tudo está conectado: A Comunidade da Criação e a Fraternidade Universal”, convida-nos a aprofundar a vivência da nossa espiritualidade, iluminando o caminho educativo com sensibilidade ecológica, compromisso social e fraternidade concreta.
Ao longo do ano, seremos chamados a reconhecer a conexão entre a criação, a missão educativa e a nossa responsabilidade como comunidade de fé, reforçando o compromisso de educar e evangelizar com consciência, cuidado e solidariedade.
Na era da inteligência artificial e do ritmo acelerado das interações sociais, esperamos que o tema pastoral permita fazer uma pausa na caminhada, nos próprios pensamentos e questionamentos, ajudando-nos a fazer observações a partir do texto que se apresenta em forma de um diálogo.
Porque o diálogo, como salientou o Papa Leão XIV nos primeiros dias de seu pontificado, é um caminho para lançar pontes; para reconhecer que “Cristo vai à nossa frente, e o mundo necessita da sua luz. A humanidade precisa disso como uma ponte para chegar a Deus e a seu amor... para ajudar-nos a construir pontes com o diálogo e o encontro, para que todos possamos ser um só povo sempre em paz, sempre conectados".
Terrário como símbolo
Inspirado na imagem do terrário, o símbolo dessa reflexão representa um ecossistema em miniatura, onde cada elemento tem seu lugar e sua importância. Ele nos recorda que tudo está conectado e que somos chamados a cuidar da Casa Comum com responsabilidade, sensibilidade e fraternidade.
Mais do que uma representação visual, o símbolo é um convite à experiência concreta. Cada comunidade é chamada a construir seu próprio terrário, como gesto educativo e pastoral, promovendo a reflexão sobre a conversão ecológica, a fraternidade universal e o compromisso com a vida.
Acesse o documento da Reflexão Lassalista 2026 na íntegra AQUI!