A Campanha da Fraternidade (CF) 2026 da Igreja Católica no Brasil terá o tema "Fraternidade e Moradia" e o lema "Ele veio morar entre nós" (João 1,14), focando na dignidade da moradia como um direito fundamental e expressão da fé, inspirando ações concretas para combater a crise habitacional e construir uma sociedade mais justa e acolhedora durante a Quaresma.
O objetivo é chamar a atenção para a moradia digna como um direito humano essencial, inspirando a solidariedade e o compromisso social, a partir do mistério da Encarnação (Deus que se fez "morada" entre nós), e incentivar a reflexão sobre a realidade da falta de moradia no Brasil e a construção de uma sociedade mais inclusiva.
O simbolismo do Cartaz
A imagem escolhida pela CNBB para representar visualmente a Campanha traz elementos simbólicos que provocam reflexão. No centro, destaca-se a escultura “Cristo sem-teto”, criada por um artista católico canadense em 2012, Timothy Schmalz, após a experiência de ver um homem em situação de rua dormindo em um banco de parque, em Toronto.
A escultura, que tem réplicas em diversas cidades do mundo – inclusive no Brasil – mostra um homem coberto por um cobertor, com o rosto e as mãos escondidos, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus. Há um espaço vazio no banco, convidando quem vê a se aproximar.
O fundo do cartaz exibe a silhueta de uma cidade dividida por duas cores contrastantes – marrom e laranja – representando os paradoxos urbanos e sociais. Ao centro, uma igreja com uma cruz simboliza a presença da fé nesse contexto, chamada a ser sinal de esperança e transformação.
O cartaz convida todos a mudar o olhar, reconhecer o Cristo no irmão sem moradia, e assumir um compromisso pessoal, comunitário e social com a dignidade humana.
Conheça o Hino da CF 2026 – AQUI!