No dia 07 de novembro de 2025 foram realizadas as premiações do primeiro festival de cinema La Sallito, projeto que visa oportunizar os alunos a fazerem vídeos cinematográficos com o objetivo de valorizar a arte como instrumento essencial para o desenvolvimento integral do ser humano. Por meio do cinema, os estudantes têm a oportunidade de transformar ideias em imagens, sentimentos em narrativas e experiências em obras que convidam à reflexão.
A proposta nasceu das aulas de Artes ministradas pelo professor Erik Luís Sott de Santis, professor de artes no Ensino Fundamental II, com as turmas do oitavo e nono ano. Ao longo das aulas, foram promovidas reflexões sobre linguagem cinematográfica, estética, narrativa e trabalho coletivo, culminando na criação do festival como espaço de integração entre conhecimento, sensibilidade e prática artística.
Os projetos foram avaliados por um time de peso: a pedagoga e atriz Fabíola Dias (indicada a melhor atriz no Los Angeles Brazilian Film Festival 2025), o cineasta João Pedro Gottardo e o professor da UFFS, Pablo Lemos Berned.
O Lasallito, portanto, não é apenas uma mostra de filmes, mas um espaço de aprendizado sensível, criativo e dialógico. Ele reafirma o papel do colégio como ambiente de formação humana, onde a arte é vista não apenas como expressão estética, mas como linguagem de conhecimento, transformação social e motor da economia criativa. Ao valorizar o cinema, especialmente o brasileiro, como prática cultural, educativa o Festival de Cinema La Sallito contribui para a formação de sujeitos mais conscientes, empáticos e comunicativos.
Ao final os resuldados foram os seguintes: