12/04/2024

Aberta a maleta dos Pequenos Cientistas do Pré I

Esta semana os alunos do Pré I foram convidados a questionar, explorar e descobrir o mundo ao seu redor através da Ciência.

As professoras Franciele Bottger e Sabrina Webler apresentaram para as turmas o projeto Pequenos Cientistas realizando a primeira experiência.

A reação química da água sanitária deixando transparente o líquido com corante deixou os estudantes empolgados para se engajar em novos experimentos.

Antes de sortear a primeira cientista do projeto, a Alícia, as professoras mostraram os apetrechos da maleta que irá para a casa do estudante: um jaleco, uma lupa e um livro para registro da experiência através de textos (tarefa da família) e um desenho a ser produzido pelo aluno.

A cada semana uma criança irá apresentar um experimento aos colegas, que já deve antes ter sido feito em casa com a família. Entre as experiências selecionadas pelas professoras, a Alícia sorteou o “Vulcão Colorido”. O que será que vai acontecer nessa aula?

As professoras apontam que o projeto tem como objetivo estimular a curiosidade, promover o ensino de forma lúdica e incentivar a participação da família nas experiências científicas das crianças.

“Utilizar a experiência prática é uma forma poderosa de aprendizado, especialmente para crianças na Educação Infantil. Realizar experimentos permite que as crianças explorem conceitos científicos de maneira concreta, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do pensamento crítico”, explica a profª Sabrina.

A profª Franciele destaca que o envolvimento da família nas atividades fortalece a parceria entre a escola e a família e a expressão oral das crianças.

“Isso cria um ambiente de aprendizado colaborativo e incentiva a participação ativa dos pais no desenvolvimento educacional de seus filhos. Ao compartilhar sua experiência com os colegas através de uma apresentação, as crianças desenvolvem, além de autoconfiança e autoestima, habilidades de comunicação oral, expressão e interação social.