Aprendendo a ler e escrever com a Turma da Mônica

Um processo de aprendizado lúdico e encantador com personagens infantis que toda criança conhece. Assim é o Alfaletrando, projeto do 1º ano que já foi sucesso com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato, e este ano traz a Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Sousa, para ensinar o universo das letras do Alfabeto aos estudantes.

Em meio a tantos gibis coloridos com historinhas que envolveram gerações de leitores, os estudantes vão mergulhar no mundo dos personagens de A a Z, alguns famosos, como o Cebolinha e a Magali, e outros nem tanto, como o Papa-Capim, do núcleo indígena, e o Tarugo, da Turma da Mata.

Os estudantes foram apresentados ao projeto em um cenário preparados com bonecos da Turma da Mônica e envelopes, contendo a letra e o personagem sobre o qual cada um vai pesquisar e montar sua aula.

Todos pegaram um envelope para descobrir sua letra e o personagem correspondente. Quem tirou a letra A vai iniciar o projeto, e a sequência de aulas será de acordo com a ordem alfabética. Em casa, o aluno deverá criar com a família algo relacionado com o personagem, de preferência com sucata.

No dia da apresentação, que será sempre de dois estudantes, o que mais irá contar é a criatividade. Todos podem inovar trazendo objetos ou algo diferente para contar as características de seu personagem, tornando a aula mais interessante e divertida. Outros temas ou valores associados ao personagem também podem ser abordados, com alimentação, higiene, meio ambiente, amizade e diversidade.

Os professores da vez também irão propor aos colegas uma atividade relacionada à letra apresentada. O exercício será anexado às páginas do livrinho que cada um irá montar e cuja capa já foi colorida pelos estudantes.

Para as professoras, o uso dos personagens da Turma da Mônica como ferramenta educacional oferece muitas vantagens, pois eles são amplamente reconhecidos e amados pelas crianças. “Ao incorporar esses personagens ao processo de ensino, torna-se possível engajar os alunos de maneira mais eficaz, aproveitando seu interesse pré-existente pelos personagens para facilitar a absorção de novos conceitos”, aponta a profª Ana Cristina Fritzen.

Além de alfabetizar, o projeto viabiliza a possibilidade de levar às crianças a riqueza das histórias. Há muitos personagens que retratam o mundo das crianças especiais, como os autistas, cadeirantes e com deficiência visual ou de linguagem. Com eles, muitas histórias ensinam como entender e conviver respeitando cada criança em suas particularidades.

O projeto será desenvolvido por meio de atividades lúdicas e interativas, que envolverão o uso de materiais didáticos relacionados à Turma da Mônica, como livros, jogos, vídeos e atividades impressas. Ao final, cada estudante terá um livro com todas as atividades realizadas sobre cada personagem, uma recordação desta etapa de alfabetização para guardar com carinho.

“Esperamos que o projeto traga experiências memoráveis e significativas para as crianças”, resume a professora Raquel Jaeschke.