15/03/2024

Detetives de olho vivo nas letras do alfabeto!

Os detetives do Pré II estão a postos! Eles vão investigar e descobrir cada uma das 26 letras do alfabeto ao longo deste ano de estudos. O lançamento do projeto Detetive das Letras teve contação de história e caça às letras na biblioteca.

De posse das letras, os alunos conheceram o conteúdo da maleta que todo bom detetive carrega nas suas investigações. Sob os olhares atentos da galerinha, as professoras Débora Strieder e Cheila Heinrich foram retirando, um por um, os objetos que irão para as famílias - um capote, uma lupa, a letra a ser apresentada, um quebra-cabeças do alfabeto, o livro das curiosidades, para o registro da experiência, e um livro de histórias da letra em questão.

Em casa, as crianças, ao explorar cada letra, escolhem profissões, objetos ou curiosidades de seu interesse, fazem descobertas e as compartilham posteriormente com os colegas em sala de aula.

A forma de apresentação deve incluir uma maquete ou um personagem, por exemplo, que ilustre o conteúdo pesquisado. Elas também poderão sugerir visitas, passeios, culinárias e outras atividades que julgarem interessantes para a turma.

“Esse método ativo coloca a criança como protagonista do processo de ensino/aprendizagem, ultrapassando a mera aprendizagem das letras, e ampliando suas habilidades e conhecimento sobre o mundo ao seu redor”, explicam as professoras.