08/03/2024

O feminismo em debate nas salas de aula

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estudantes e educadores lassalistas foram provocados a pensar sobre o feminismo para além das questões comerciais.

Cartazes e vídeos produzidos pelos estudantes, filmes, palestras, leituras e outras atividades em todos os níveis de ensino visaram descontruir estereótipos de gênero e padrões estéticos ligados aos conceitos e conquistas do feminismo, promovendo a igualdade de gênero e o respeito às mulheres.

No início da manhã, os estudantes do Ensino Médio assistiram às falas da doutora em Direito pela URI, Neusa Schnorrenberger, e do Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela UFFS, Fagner Fernandes Stasiaki.

A profª Neusa é pesquisadora em ecofeminismo, mulheres camponesas, movimentos sociais, Patriarcado, Políticas Públicas para Mulheres, sustentabilidade ambiental e mediação, e o profº Fagner, em cotas raciais, educação, direitos humanos, feminismos e movimento negro.

A diretora e vice-diretora do La Salle Medianeira, Simoni Priesnitz Friedrich e Marlete Gut, respectivamente, dirigiram-se aos estudantes, no final da manhã, para dar relatos da experiência vivida como mulheres à frente da missão lassalista em Cerro Largo, após mais de 80 anos da presença dos Irmãos no comando da instituição.

À tarde, as crianças puderam explorar temas relacionados à diversidade, respeito, inclusão e igualdade de gênero através da contação de histórias. O livro "Coisa de Menina" da autora e ilustradora Pri Ferrari, foi lido e comentado na Educação Infantil, e “Ela Nasceu Clarice”, de Ana Rapha Nunes, que aborda de forma sensível e acessível questões relacionadas à identidade e empoderamento feminino, nos Anos Iniciais.