06/03/2024

De 1 a 9 com o Sr. Numeraldo!

De 1 a 9  com o Sr. Numeraldo!

Um personagem que adora contar entrou na vida escolar dos alunos do Pré I esta semana para apresentar os números de 1 a 9 através de atividades lúdicas e interativas.

As crianças conheceram o Sr. Numeraldo em uma roda de contação no pátio da escola. Todos puderam abraçar e dar um colinho para o personagem de pelúcia.

O segundo ato dessa história envolveu a busca pelos números escondidos em desenhos.

As professoras Sabrina Webler e Franciele Bottger contaram a história que mostrou imagens de animais cujo desenho ocultavam as formas numéricas. As tarefas das turmas foi descobrir todas elas.

Agora, a cada semana, o Sr. Numeraldo irá apresentar um número através de uma história e os estudantes irão escrevê-lo em caixas de areia e representar sua quantidade com o auxílio de tampinhas de garrafa pet. Depois, outros exercícios com lápis e papel ajudarão a fixar o conteúdo.

Nesse aprendizado, as crianças também irão personalizar em casa a lata dos números, um recurso que as acompanhará ao longo de todo o estudo.

Ao final do projeto, a ideia é confeccionar um jogo que contemple todos os números aprendidos.

As professoras apontam que o objetivo do projeto é desenvolver o raciocínio matemático, que deve começar cedo, a fim de despertar o gosto por uma disciplina nem sempre bem vista pelos estudantes.

“A familiarização com os números, por meio de atividades lúdicas, interativas e contextualizadas, fortalece a compreensão dos conceitos numéricos básicos e estimula o interesse pela matemática desde os primeiros anos”, destaca Sabrina.