23/02/2024

Campanha levará conscientização ao ambiente escolar

A Rede La Salle entrou na luta contra a Dengue com campanhas de conscientização nas escolas. No La Salle Medianeira, a ideia é espalhar informações sobre o mosquito transmissor e os sintomas das doenças em vários locais do colégio e salas de aula.

Após registrar mais de 200 casos de Dengue em Cerro Largo, o município decretou esta semana (20/02) situação de emergência para combater o mosquito transmissor nas áreas mais afetadas e está pedindo colaboração da comunidade para eliminar os focos de proliferação do Aedes Aegyti.

Pedimos que a população esteja ativa, olhando seus quintais, jardins, garagens, identificando todos os locais que possam ter larvas ou ser criadouros de mosquito. Mais de 70% das larvas são encontradas nas residências", afirma o secretário de Saúde, Cleber Ortiz Melo.

Em contrapartida, a Secretaria de Saúde está intensificando a aplicação de inseticida nos bairros e visitando as residências nas áreas de risco.

No decreto de situação de emergência, é citado o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal, que autoriza as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a penetrar nas casas e usar propriedades, inclusive particular, em circunstâncias que possam comprometer a segurança de pessoas.

Mutirão “Todos contra a Dengue”

Na próxima semana a prefeitura realizará mutirão de limpeza nos seguintes bairros:

Dias 26 e 27/02 – Santo Antônio

Dias 28 e 29 - Bairro Irmão Gabriel e Padre Traezel

Nestes dias, pede-se que os moradores dessas áreas coloquem entulhos, lixos, pneus velhos, latas, dentre outros materiais que possam acumular água, em frente às suas casas ou próximo a uma lixeira de maneira adequada para que a equipe de limpeza possa recolher.

Conscientização nas escolas

Os agentes municipais estão distribuindo panfletos de conscientização para os estudantes e os professores estão alertando para a prevenção e os sintomas das doenças mais comuns causadas pelo mosquito: a Dengue, a Zika, a Chikungunya e a Febre Amarela.

No La Salle Medianeira, cartazes serão fixados em locais de maior circulação dos estudantes e cards postados nas mídias sociais com medidas de prevenção contra as doenças e sobre o que fazer no caso de apresentar sintomas.