02/08/2023

A bela jornada da Creche 021 pela natureza e música

No primeiro semestre de 2023, os estudantes da Creche 021 vivenciaram uma jornada mágica de aprendizado por meio de brincadeiras com elementos da natureza. Bolhas de sabão, espumas mágicas, barquinhos, comidinha de areia, pipas e cabaninhas lúdicas foram algumas das experiências que marcaram essa etapa fundamental de suas vidas.

Durante suas explorações, as crianças demonstraram espontaneamente uma variedade de emoções, vitalidade e curiosidade. Ao investigarem objetos, texturas, transformações e movimentos na natureza, elas absorveram conhecimentos de forma cativante e prazerosa.

Brincar em contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Os ambientes naturais proporcionam liberdade e instigam a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem. Esse contato com elementos da natureza beneficia diversos aspectos de uma infância saudável, incluindo imunidade, memória, capacidade de aprendizado, sociabilidade e disposição física.

Além das experiências com a natureza, a turma mergulhou no mundo dos sons. As crianças tiveram a oportunidade de criar e explorar diversos instrumentos musicais, experimentaram cantar em tons altos e baixos com variações de voz, dançaram ao som de diferentes estilos musicais, incluindo até mesmo música clássica. A visita da professora Caroline Lottermann, com suas canções empolgantes, enriqueceu ainda mais essa jornada musical.

A musicalização na educação infantil tem um papel essencial na estimulação do lúdico, auxiliando na socialização, alfabetização e no manejo das emoções. Além disso, ela contribui para a coordenação motora e a percepção sonora das crianças. De forma surpreendente, também pode beneficiar o desenvolvimento de outras habilidades, como a percepção espacial e matemática, estimulando até mesmo áreas específicas do cérebro responsáveis por diferentes formas de linguagem.

Assim, na Creche 021, a combinação de brincadeiras com elementos da natureza e a musicalização proporcionaram um ambiente acolhedor, divertido e altamente enriquecedor. Essas experiências moldaram um cenário de aprendizado onde as crianças puderam crescer, explorar e desenvolver todo o seu potencial, transformando essa fase em uma verdadeira aventura de descobertas e alegrias.

* Colaboração do blog Urban95 e Escolas Exponenciais