02/08/2023

Maquetes ajudam a contar histórias no 4º ano

As maquetes são ferramentas poderosas para estimular a imaginação e promover a contação de histórias para crianças entre 8 e 10 anos. Essa faixa etária está em um período crucial de desenvolvimento, no qual a criatividade, a curiosidade e a capacidade de aprender são especialmente aguçadas. Nesse sentido, as maquetes proporcionam um ambiente tangível e envolvente que complementa a narrativa, permitindo que as crianças explorem e interajam com o universo da história de uma maneira mais profunda e significativa.

No 4º ano, os estudantes escolheram seus livros preferidos na biblioteca para contar aos colegas com auxílio das maquetes. Cada um recriou com brinquedos e materiais recicláveis o cenário principal da história, que serviu como suporte na hora da contação.

“Foi importante porque alguns têm mais problemas em contar oralmente o que leram, seja por timidez ou pela dificuldade em fazer conexões mais complexas com a linguagem. Com esse recurso, eles se sentiram mais seguros e lembraram de mais detalhes da narrativa, e mesmo quem nunca se arriscou estar à frente dos colegas para essa tarefa, conseguiu”, destaca a professora Bruna Eckerleben.

Ao criar miniaturas de paisagens, cidades, casas ou até mesmo mundos imaginários, as crianças tiveram a oportunidade de entender a disposição espacial dos eventos, facilitando a compreensão da trama e das relações entre os personagens. Essa representação visual auxilia na criação de uma conexão emocional com a história, tornando-a mais envolvente e memorável. “A medida que elas criam e recriam cenas da história, desenvolvem habilidades narrativas e aprofundam seu entendimento sobre os elementos da trama”, afirma.

Isso significa que as maquetes também podem servir como uma ponte entre o mundo da imaginação e o conhecimento do mundo real. Por exemplo, se a história se passa em um ambiente histórico ou geográfico específico, a criação de uma maquete realista ajuda a contextualizar os acontecimentos da narrativa e a incentivar a busca por informações adicionais sobre esse contexto, o que impulsiona o aprendizado e a construção de conhecimento além da ficção.