26/04/2023

Personagens do Sítio voltam a alfabetizar no 1º ano

Os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, criados por Monteiro Lobato, estão de volta no 1º ano para auxiliar na alfabetização da galerinha.

O lançamento do projeto foi na segunda-feira, dia 24, quando cada estudante descobriu as atividades que precisará fazer no seu processo de letramento e escolheu uma letra do alfabeto para apresentar aos colegas.

A dinâmica aconteceu no ginásio esportivo La Salle, na presença da boneca de pano Emília, personagem que irá acompanhar a criançada em casa na realização de leituras e confecção dos materiais necessários para a apresentação da atividade com a letra na escola.

Os alunos receberam este ano um livrinho do Sítio, onde serão coladas as atividades proposta por cada um à turma. A cada semana duas crianças irão levar a mochila com um livro para contar à boneca Emília antes de dormir, e pesquisar, junto com a família, alguma aventura ou informação relacionada a um dos personagens do Sítio que pode ser levada à escola.

A estudante Alice já vestiu-se de Emília e contou, em um cenário todo especial, a história de um anjo que quebrou a asa e foi cair lá no Sítio. Para ilustrar a contação, ela mostrou o anjinho feito de rolinho de papel que fez com a mãe e que tinha cabelinhos de verdade cortados das mechas da própria Alice!

A história é baseada no episódio “O Anjinho da Asa Quebrada”, exibido pela TV Globo nas diversas temporadas já produzidas do Sítio do Picapau Amarelo desde a década de 1970.

Como atividade, Alice propôs aos colegas a escrita e a leitura de várias palavras iniciadas com a letra A. Ao final de todas as apresentações

A professora Ana Cristina explica que o tema foi escolhido pela importância da obra de Monteiro Lobato e das amplas possibilidades que oferece para o desenvolvimento da imaginação, do faz de conta e para a realização de atividades em diferentes áreas do conhecimento.

“Além de alfabetizar, o projeto resgata brincadeiras, receitas, jogos folclóricos e a história de personagens que já fazem parte da riqueza do folclore brasileiro e da nossa identidade”.