27/03/2023

Alunos da Creche criam Álbum de Família

Um tempo para vivenciar bons momentos em família e partilhar a experiência com os colegas em uma boa roda de conversa. O projeto Álbum de Família, na turma da Creche de 2 anos tem essa perspectiva: aproximar a família e a escola e incentivar o diálogo e a interação entre os estudantes em sala de aula.

O projeto iniciou com as crianças compartilhando fotografias de família com os colegas, se reconhecendo nas imagens, e contando suas memórias e vivências.

Depois a turma conheceu o álbum que cada um levará para casa e a lata com as fotos de todos, que será utilizada para o sorteio.

A criança sorteada também tira uma das tarefas que será proposta para ser feita em família, que pode ser um almoço em que ela ajude a preparar algum prato, um passeio em lugar diferente, uma criação com sucata, uma brincadeira com os familiares ou um acampamento em casa.

Cumprida a tarefa, a família anexará ao álbum um registro fotográfico da ação acompanhado de um pequeno relato de como foi a experiência, desde o planejamento até as sensações/sentimentos vividos.

De volta à escola, o álbum servirá de suporte para o aluno mostrar aos colegas a atividade familiar realizada e contar um pouco como foi esse momento especial.

A professora Cheila Heinrich aponta que esse tempo de qualidade com a família trará outros benefícios para a criança, como o reconhecimento de sua individualidade e, ao mesmo tempo, de ser social, que vive em um grupo familiar em casa e, em outro, no ambiente escolar.

“A partir daí, queremos que desenvolvam mais a confiança em si e tenham sempre atitudes acolhedoras, de respeito, cuidado e solidariedade em relação aos outros”, explica.