09/08/2022

Ensino Fundamental I

4º ano degusta pratos da culinária indígena

4º ano degusta pratos da culinária indígena

Durante o estudo da cultura indígena, os estudantes do 4º ano conheceram muitas palavras e alimentos do nosso cotidiano que fazem parte dessa herança.

A turma decidiu então organizar um recreio com lanches feitos só com comidinhas do povo que primeiro cultivou a terra brasileira.

Os pratos foram feitos em casa, junto com a família, depois de uma pesquisa sobre a culinária indígena.

No dia da degustação, a turma experimentou alimentos já conhecidos do nosso paladar, como bolo de milho, pipoca e tapioca, e outros pratos de nomes mais difíceis, mas igualmente saborosos, como o Beiju e o Imu Yanisa Kiyauriri, que nada mais é do que um mingau à base de tapioca.

O Felipe trouxe esse prato contando para os colegas que o Imu é um subproduto da mandioca misturado à leite de coco, açúcar e água para depois ser fervido até engrossar um pouco.

Tradicionalmente, o Imu Yanisa Kiyauriri é apreciado no desjejum e consumido em larga escala por adultos e crianças por seu grande valor nutritivo e energético.

Enquanto a tapioca é feita do amido da mandioca, o Beiju é feito a partir da massa da mandioca. Essa também foi uma das receitas que as crianças apresentaram, experimente fazer em casa!

 

Beiju

 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de polvilho doce

½ xícara (chá) de água

Sal a gosto

Queijo Muçarela fatiado

Margarina

 

Modo de Fazer:

Em uma tigela, coloque o polvilho e umedeça com água misturando com a ponta dos dedos até ficar com consistência de farinha granulada e úmida.

Passe por uma peneira e reserve.

Aqueça uma frigideira e coloque aos poucos o polvilho cobrindo todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme.

Espere a massa ficar unida como uma panqueca e vire para secar do outro lado.

Espalhe a margarina sobre o Beiju

Retire do fogo, coloque uma fatia de muçarela, enrole e sirva.

< voltar