Releituras de Tarsila expostas em obra digital

As aulas de Artes sobre Tarsila do Amaral, um ícone modernista sempre estudado, inspiraram os estudantes do 5º ano a recriarem obras da pintora de três diferentes formas.

Os trabalhos partiram das obras Abaporu, quadro mais famoso da artista, e “Paisagem com Touro”, que retrata o interior rural brasileiro.

O Abaporu dos estudantes surgiu muito mais colorido e com acessórios que transformaram a obra em um retrato do imaginário infantil dos tempos atuais, sem limites para a criatividade. Apareceu o Abaporu praieiro, super-herói e até... noiva!

A recriação da obra também foi feita sobre papelão, com tinta e massa modelar, que deu um relevo especial às figuras de destaque do quadro.

Já na “Paisagem com Touro” a recriação foi através das cores da bandeira do Brasil. Cada aluno usou o verde, o amarelo, o azul e o branco da forma que considerou dar mais ênfase à nossa nacionalidade, lançando um olhar próprio sobre a tela de 1925.

No final, vieram à luz 90 trabalhos, compondo uma autêntica galeria de Artes que merece ser apreciada.

CLIQUE AQUI para visualizar essas obras, expostas online no livro “Tarsila by F5”.