09/11/2021

Curso fortaleceu o protagonismo de jovens estudantes

O Curso Jovem Protagonista, coordenado pela Pastoral da Juventude, fortaleceu o espírito de liderança e os três pilares lassalistas da Fé, da Fraternidade e do Serviço em 18 estudantes que aderiram à proposta de formação.

O evento aconteceu no sábado, dia 6, com a participação de ex-alunos integrantes do grupo de jovens LUPA e dos educadores Ir. Gabriel Tomazini (Colégio La Salle Peperi, SC), Lucas Schnorrenberger, Patrick Thomas, e Débora Ruschel (La Salle Medianeira).

Pela manhã, as atividades foram remotas e, pela tarde, presenciais.

De Santa Catarina, o Ir. Gabriel discorreu sobre a fé e refletiu com o grupo a relação do jovem com a espiritualidade, alertando que “ter espiritualidade é muito mais que rezar, é ação”.

Já os ex-alunos, que foram lideranças no colégio, abraçaram o pilar da Fraternidade, apresentando aos demais as virtudes de um líder e como ser liderança na escola, participando do GEL, candidatando-se a líder de turma ou a outras atividades e projetos desenvolvidos no ambiente escolar.

O professor de Química Lucas, ex-coordenador da Pastoral Lassalista do La Salle Medianeira, colaborou neste aspecto explicando os tipos de liderança e as suas virtudes.

“ Ao final do curso, organizaram-se Grupos de Partilha, que concretizaram o pilar do Serviço, momento em que todos foram convidados a pensar em uma ação social a ser realizada”, conta o atual coordenador da PJEL, Jonatan Fin, que idealizou o encontro.

Agradecemos aos colaboradores educadores e, especialmente ao grupo de ex-alunos: Tamara Utzig, Patrícia Both, Gabriel Tozatto, Ana Carolina Mumbach, Patrick Thomas e Bianca Ávila Bratz, que tornaram único e significativo esse encontro.