20/05/2021

Recontos de histórias vão encantar na Creche III

A Creche III começou sua jornada ao mundo da leitura com o projeto Contando e Encantando, um estímulo à a autonomia, à criatividade, ao desenvolvimento da oralidade e à desinibição através de dramatizações em família .

A Helena é quem vai iniciar o projeto. Ela ganhou o primeiro sorteio e levou para casa uma sacola com livros e um caderno para anotações e desenhos.

Na família, a Helena vai ouvir e recontar a história escolhida da forma que preferir: com a ajuda de fantoches, dramatizações com fantasias ou teatro de sombras. Os personagens podem ser criados com materiais recicláveis, um momento especial entre a criança e os familiares que ficará registrado no livro do projeto.

O aluno também escolherá uma cena da história para desenhar. A apresentação em casa será gravada para depois ser enviada à escola e assistida pelos colegas. Depois, a professora fará uma atividade relacionada ao livro.

"Ouvir histórias é significativo para cada um de nós. Além da contribuição subjetiva, as histórias são o primeiro contato da criança pequena com o mundo da leitura e escrita, e esse contato deve ser prazeroso", destaca a professora Simone Assmann.