23/04/2021

Educação Infantil

Pré II cria Numeroteca para aprender Matemática

Pré II cria Numeroteca para aprender Matemática

Os números chegaram no Pré II de forma bem concreta. Cada estudante criou, a partir de uma caixa de sapatos, o seu repositório de jogos, atividades e brincadeiras que estão vindo do projeto Numeroteca.

A professora Carla explica que a relação das crianças com a Matemática só pode ser prazerosa se o aprendizado for feito com objetos da sua realidade palpável: 

“O projeto está baseado na metodologia de Montessori, onde o foco está no trabalho com material concreto, em situações de descobertas, relações com o cotidiano dos  alunos e que gerem prazer no desenvolvimento das atividades.O objetivo é proporcionar atividades que gerem harmonia entre os números, a natureza e a própria criança”. 

Assim, os  alunos já utilizaram pedras para contar e estabelecer relações de quantidade. O material foi guardado nas caixas para ser reutilizado sempre que pretendido pela criança. 

Nas próximas atividades, a ideia é seguir criando jogos, como os de bingo, somas simples, sequência, tudo com materiais recicláveis. Além de aprender os números até 20, outros objetivos do projeto são desenvolver a consciência espacial, diferenciando as dimensões dos materiais e ordenando-os conforme critérios diferentes, conhecer as formas geométricas e proporcionar novas descobertas por meio das curiosidades apresentadas.

< voltar