22/04/2021

Ensino Médio

Entre os melhores na redação do ENEM no RS

Entre os melhores na redação do ENEM no RS

Eles alcançaram o topo das melhores notas gaúchas na redação do Enem 2020. Após um ano de muito estudo, os estudantes Bernardo e  Diogo Poersch, comemoram sua entrada no Ensino Superior exibindo três números poderosos - 980, a pontuação conquistada na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, divulgada há poucos dias e que não foi superada por nenhum outro estudante do Estado.

Outros sete ex-colegas de turma no La Salle Medianeira também obtiveram notas invejáveis, avaliadas em 900 pontos ou mais. Segundo os jovens, rotina, planejamento, prática e leitura de redações com nota máxima foram fatores determinantes para este desempenho.

Diogo, que foi aprovado no curso de Engenharia Elétrica na UFSM, apostou no aprimoramento da técnica valorizada pela prova. Utilizando-se de uma estrutura de redação já consolidada, ele foi atrás de textos nota mil para entender o mecanismo do sucesso. 

Por meio da leitura desses textos, pude perceber a aplicação prática das cinco competências cobradas na redação do ENEM. Isso foi crucial para a minha nota”, destaca o estudante.

A leitura de redações de excelência também foi decisiva para o Bernardo Rohr, que conquistou uma vaga no curso de Engenharia Civil da UFSM.

É importante ter muitos repertórios, analisar redações nota mil e escrever para adquirir o hábito e ter um bom vocabulário, garante o estudante, que organizou uma rotina diária de estudos mais intensa nos meses que antecederam a prova, fazendo redações e anotando ideias e conteúdos que lia em outros textos em fichas de resumo.

Para a estudante Pietra Hartmann (nota 900), que hoje é acadêmica de Medicina na UNIJUÍ, a meta foi fazer três redações por semana e estudar gramática totalmente voltada para o texto do ENEM. Pietra soube tirar o máximo dos professores:

Sempre tentei tirar todas as minhas dúvidas sobre o texto, entender e identificar meus erros, os meios para corrigi-los e os meus pontos fortes”, conta.

Apoio e boa orientação rendeu uma nota 960 para a redação da Bianca de Ávila Bratz. “O método de esquematização do texto em partes, ensinado pela professora Marta Schoffen, deixou tudo mais fácil.  Fico feliz de ter estudado no La Salle Medianeira, pelo ótimo ensino”!, diz a estudante.

A aluna Gisele Jacobs, que pontuou 960 na redação do ENEM e entrou para o curso de Medicina em três universidades, priorizou consolidar a boa argumentação, que é mais decisiva na avaliação de um texto dissertativo, e a articular melhor as informações e frases para manter a linearidade e a coesão da escrita. Ela conta como se preparou e dá dicas:

Comecei a arquitetar o meu próprio modelo de texto e costumava escrever cerca de uma redação por semana, além de, constantemente, pesquisar novas citações, informações e referências que pudessem ser inseridas em diferentes temas. É crucial manter uma rotina de escrita, buscar dados que possam agregar mais valor ao texto, aprender com os erros e analisar redações com notas altas”, indica.

Outro que garantiu uma vaga em Medicina foi o estudante Leonardo Priesnitz Friedrich. Com 960 na nota da redação, ele foi atrás de conteúdo, conservando como leitura de cabeceira um caderno com teorias de filósofos e sociólogos.  

Para mim foi essencial ter o domínio dessas teorias para conhecer aquelas que dialogam  com diversos aspectos sociais, políticos e econômicos recorrentes na nossa sociedade e relacioná-las de forma concreta aos temas da redação”, explica. 

Esse tipo de  conteúdo também ajudou a Manuela Bratz Troian (nota 900) a enriquecer a argumentação ao redigir e no crescimento pessoal.

Contribuiu não só na fundamentação das minhas falas na redação, mas também na formação de novas reflexões acerca de várias questões presentes na minha vivência, transformando o processo em uma maneira de desenvolver-se intelectualmente.

Fortalecer a argumentação textual também foi o foco do Mateus Lenz (nota 940) e da Lauren Scheid na preparação para a redação do ENEM. O Mateus planejou as ideias que colocaria em cada parte do texto, testou na prática ao redigir, e diz que ter repertórios culturais contribui muito para uma boa redação.

Um filme ou série de tv  podem trazer bons argumentos”, lembra. A dica valeu também para a Lauren (nota 920), que aliou a busca por novos repertórios ao aperfeiçoamento da técnica da redação dissertativa.

Escrevi várias redações de temas distintos, li e estudei citações e alusões para utilizar na minha redação e também assisti a noticiários para me inteirar dos principais assuntos e discussões relevantes a nível nacional e internacional. Exercitei a escrita, fiz a leitura de autores importantes e entendi a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e das competências exigidas na correção do exame para obter esse bom resultado”, resume a estudante.

A professora de Língua Portuguesa e Redação do colégio, Marta Schoffen, concorda com essa galera. Afinal, foram as dicas preciosas dela que acompanharam a turma na busca do texto perfeito durante todo o Ensino Médio.

“Não existe fórmula mágica nem receita para uma boa redação, mas eu poderia resumir dicas importantes no alcance desse desempenho em três palavras: leitura, conhecimento e treino”, revela. 

Marta tem o apoio da escola, que coloca a redação na matriz curricular em todas as séries do Ensino Médio e realiza simulados com avaliadores externos que corrigem as redações dos estudantes dentro dos critério do ENEM. 

“Esses resultados expressivos decorrem do tripé da educação: um estudante com foco, determinação e desejo de aprender; um professor que busca as melhores estratégias de ensino e de aprendizagem e, por fim, a instituição (escola e família) que oferece e investe em estruturas e propostas educativas que colaboram para o efetivo aprendizado”, coloca a cordenadora pedagógica Marlete Gut.

⇒ Quer seguir o segredo do sucesso? Anote as dicas abaixo: 

Dicas da Profª Marta

  1. Leitura - Manter-se atento às atualidades e desenvolver visões críticas é um bom caminho. Isso facilita a compreensão da dinâmica social, o que ajudará a entender qualquer tema de redação. Além disso, contribui para um bom repertório cultural, pois quanto mais leitura, melhores serão os argumentos;

  2. Conhecimento - Dominar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo cobrado no ENEM, conhecer os critérios de avaliação empregados pelos corretores e ficar atento às correções gramaticais é imprescindível; 

  3. Treino - Fazer as redações de temas solicitados nos anos anteriores para conhecer o perfil da prova é uma ótima estratégia. Ler redações bem pontuadas, redações modelos, analisando sua escrita ajuda na percepção das estruturas. Escrever sobre diferentes temas, escrever muito, pois quanto mais o estudante escrever, mais bem preparado ficará.

  4. Dica Final - Não ficar apostando sobre qual tema vai ser cobrado, mas ir se informando, ter uma visão crítica, formar uma opinião. Não há mágicas, segredos ou truques. É ler bastante, conhecer a prova e treinar muito.

 

< voltar