15/04/2021

Aula laboratorial online ganha reforço tecnológico

As aulas remotas de Ciências do Ensino Fundamental ganharam reforço em abril depois que os estudantes puderam visualizar ao vivo, de casa, as estruturas celulares de que a professora falava.

Sem poder comparecer presencialmente ao laboratório da escola desde 2020, em virtude da pandemia, os alunos do 7º e  8º ano espiaram pelo microscópio novamente graças a um adaptador para celular feito em impressora 3D.

O suporte garantiu a fixação de smartphones junto à lente ocular do microscópio, possibilitando a transmissão em tempo real, com nitidez, da movimentação celular presente nas amostras preparadas pela professora.

Os alunos do 7º ano observaram exemplos de células animal (mucosa da boca) e vegetal (cebola). “Destaquei o núcleo, o citoplasma e as membranas.  Em 2020 eles apenas haviam feito maquetes dessas estruturas, já que não havia possibilidade da utilização do laboratório”, contou a professora Marisa Both.

Na aula com o 8º ano, foi a vez dos protozoários serem filmados:  ciliados, flagelados e algas unicelulares, presentes em amostra de água colhida em um açude.

A estudante Laura achou bem interessante as formas de locomoção dos protozoários. “Foi muito legal poder ver, foi parecido com o olhar do microscópio real”, garante.

“Achei maravilhoso. Agora sempre que eu quiser mostrar algo no microscópio vai ser possível”, comemora a professora.

Neste vídeo (clique AQUI!), veja como foi realizado o projeto, da impressão até o uso do protótipo nas aulas laboratoriais.

O adaptador estará disponível sempre no laboratório para a utilização de demais professores e alunos.