02/12/2020

Escola prepara o retorno às aulas presenciais

O Colégio La Salle Medianeira retorna neste dia 03 ao ensino presencial da Educação Infantil com toda segurança e cuidados previstos no Plano de Contingência de Segurança e Proteção à Saúde publicado pelo governo estadual e pela própria Rede La Salle. Hoje a escola passou por uma higienização com produto especial borrifado nos ambientes que serão utilizados.

A liberação do ensino presencial em Creches e Escolas de Educação Infantil atende às necessidades dos pais, que precisam de apoio após nove meses acompanhando o estudo dos filhos em casa e sem, muitas vezes, um cuidador qualificado para substituí-los.

A equipe lassalista foi treinada para a manutenção das medidas de segurança na escola por uma empresa de Segurança no Trabalho. Todos os funcionários receberam equipamentos de proteção individual da escola, os chamados EPIs, e foram orientados a seguir à risca os protocolos de distanciamento social.

A partir desta quinta-feira, os pais que desejarem trazer seus filhos na escola deverão entregá-los na porta de acesso a professores ou auxiliares, que os conduzirão até a sala de aula após a higienização dos sapatos em tapete sanitizante, aferição de temperatura e uso de álcool em gel nas mãos. Não será permitida a entrada de estudantes (acima de dois anos) ou qualquer outra pessoa no interior do prédio sem o uso de máscara protetora.

Na mochila, além do material escolar e lanche, cada estudante deverá trazer mais duas máscaras para a troca a cada 2 horas e ao menos duas garrafas de água devidamente abastecidas para consumo próprio. Nenhum desses itens poderá ser compartilhado.

O acesso à escola pelos alunos será em intervalos diferentes para evitar qualquer tipo de aglomeração.

Confira os horários:

Pré II -entrada 13h15min e saída às 17h15min;

Pré I - entrada 13h25min e saída às 17h;

Creches II e III - entrada após 13h30min e saída às 16h50min.

Organização do ambiente escolar e novos hábitos

O espaço educativo foi readequado e por todo o colégio há materiais gráficos orientativos dos cuidados a seguir. A utilização das salas obedecerá o distanciamento e a capacidade de pessoas dentro do ambiente (50%). Os lanches serão feitos dentro da sala de aula, de forma individualizada, e somente o aluno poderá manipular o seu alimento.

A limpeza dos espaços será realizada antes, no intervalo, e no final da utilização. Serão higienizados constantemente banheiros, corrimãos, fechaduras, bancos, mobiliários, equipamentos e pisos.

As janelas e portas das salas de aula permanecerão abertas. O uso do ar condicionado e bebedouros estão vetados.

Serão retirados das salas brinquedos e outros materiais de difícil limpeza, dando preferência para a utilização de materiais pedagógicos de forma individual. Materiais que forem levados à boca pelos alunos serão imediatamente higienizados.

No programa de retorno às aulas presenciais também estão o aprendizado dos novos hábitos de comportamento, voltados à proteção pessoal e o cuidado com o outro, e encontros virtuais com os pais para a apresentação do protocolo e demais orientações.

Os estudantes que não voltarem à escola permanecerão com as aulas online, recebendo o mesmo conteúdo dado em sala de aula.

O processo de retorno está sendo acompanhado pela Coordenação Pedagógica, professores e pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE). Cada família e estudante terá atendimento individualizado conforme suas necessidades para acolhida de suas preocupações e angústias neste período distante do convívio escolar.

“Será observado todo o processo educativo do aluno, no período de distanciamento social, e realizada uma avaliação diagnóstica para, a partir daí, elaborarmos um plano de ação que amenize e/ou supra as necessidades consequentes desse período”, destaca a diretora Simoni Priesnitz Friedrich.