27/08/2020

Brinquedos para aproximar família, aluno e escola

Brincar não só diverte, mas aproxima e cria laços. Foi pensando em superar o distanciamento social, imposto pela pandemia, que a professora Cheila, das Creches II e III, está levando brinquedos da escola, da sala das turminhas, até a casa de cada um dos alunos.

O projeto Brinquedo Encantado quer fortalecer os vínculos família e escola em um momento de incertezas através da valorização do tempo junto e do brincar. Além disso, o contato com os brinquedos que eles já conheciam diminui a saudade do ambiente escolar.

"Cada aluno, na sua vez, receberá uma mala higienizada contendo brinquedos e outros materiais. A tarefa da criança é brincar com os brinquedos da escola para matar um pouco da saudade. Depois disso, juntamente com sua família, confeccionar um novo brinquedo que será apresentado para os colegas via sala de aula virtual e levado para a escola quando as aulas presenciais retornarem", explica a professora.

O momento lúdico e artístico com os brinquedos é apenas um dos objetivos do projeto. Além de manusear materiais variados, desenvolvendo a coordenação motora ampla e fina e explorando cores, texturas, superfícies, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais, a criança é estimulada a reconhecer o uso da língua materna e outras línguas como forma de comunicação fazendo pequenos relatos que serão gravados em vídeo e mostrados aos colegas.

Quem já recebeu a mala de brinquedos foi o Théo, da Creche II. Ele escolheu fazer um avião com grampos de roupa porque adora brinquedos que são meios de transporte.

Confira no vídeo como ele se divertiu com a proposta, clique AQUI!