25/10/2019

Lassalistas destacam-se em concurso da UFFS

Um projeto do La Salle Medianeira conquistou o 2º lugar no concurso Ideias Ecológicas promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus de Cerro Largo.

A escola ainda teve mais uma pesquisa classificada entre as cinco melhores de um total de 19 projetos inscritos.

Os vencedores foram conhecido ontem, dia 24, no auditório do Bloco A da universidade, após as equipes selecionadas para a final defenderem suas ideias para uma banca docente.

As estudantes lassalistas foram acompanhadas no evento pelos professores orientadores Mariane Karas, Lucas Schnorrenberger e Rafael Tolffo.

O projeto do Tijolo Ecológico, das alunas Manuela Mayer Schneider e Michele Scher Spies, da 1ª série do Ensino Médio, foi o segundo melhor classificado.

Os tijolos seriam produzidos a partir do derretimento de plásticos do tipo polietileno de alta densidade separado do lixo. As peças têm alta resistência mecânica, ao calor e à degradação por micro-organismos, sendo ideal para uso em praças e ambientes naturais.

Além do tijolo ecológico, a ideia de produzir sacolas biodegradáveis com materiais básicos, como amido, vinagre, água e glicerina destacou o trabalho das alunas da 2ª série, Gisele Karlec Jacobs, Andressa Scheid Lammel e Manuela Bratz Troian.

Esses projetos também serão apresentados neste sábado, dia 26, no colégio, durante o evento Ciências em Ação, das 14h às 18h.

O tema do concurso da UFFS, que estimulou o desenvolvimento de ideias inovadoras e ecológicas, foi "Geração de renda com práticas sustentáveis e de baixo custo de investimento".