25/10/2019

Sapinhos: do jogo para a realidade do 1º ano

O jogo de parceria Sapinhos, do projeto Mind Lab, que tem por objetivo o trabalho em equipe para que reste apenas um sapo no tabuleiro, despertou o interesse dos alunos do 1º ano para este bichinho que vive em lugares úmidos, às vezes bem perto de nossas casas.

Foi assim que a sala de aula ganhou um mini viveiro, com vários girinos - como são chamados os filhotes de sapos - habitando nele. As crianças estão acompanhando a cada dia o desenvolvimento deles, que depois serão soltos na natureza.

A curiosidade levou a turma para a biblioteca, onde a professora Ana Cristina Wust Fritzen, leu a história " O Sapo", da coleção "Qual é o Bicho?", de Flavio de Souza. Todos aprenderam como acontece as etapas de desenvolvimento desse animal, de filhotinho até a vida adulta, seus hábitos, alimentos e outras curiosidades.

Além disso, cada aluno escolheu um livro para saber mais sobre outros bichos, como o cachorro e a ovelha. Com material reciclável, eles confeccionaram os animais, dando vida e mais emoção ao aprendizado.