28/06/2019

2ª série diferencia caule de raiz em aula prática

Será que tudo o que fica abaixo do solo é raiz?

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio compreenderam que não é bem assim.

Em uma aula prática sobre botânica, a professora de Biologia, Mariane Karas, e o bolsista da UFFS, Leonardo Tonello, disponibilizaram aos alunos alguns exemplares utilizados na alimentação humana para que fossem reconhecidos e caracterizados pelos alunos como sendo raiz ou caule.

Entre as amostras, encontravam-se cenoura, alho, cebola, batata doce, batata inglesa, mandioca, beterraba, gengibre e um pé de milho.

Após a aula, os alunos foram questionados se as suas concepções sobre o que era uma raiz ou um caule haviam mudado.

- Sim, mudaram muito. A expressão para como eu me senti é: minha vida foi uma mentira! Sempre achei que gengibre e batata inglesa fossem raízes, pelo simples fato de ficarem dentro da terra. Foi muito legal aprender as definições corretas e poder perceber como utilizamos conceitos errados no dia a dia - afirmou a estudante Camila Anschau.