14/06/2019

Projetos de leitura estimulam empatia no Fundamental

Aprender a colocar-se no lugar do outro é importante para o desenvolvimento de sentimentos como o da solidariedade e amizade.

Estimulados por concurso da plataforma digital Árvore de Livros, os alunos do 3º e 8º anos do Ensino Fundamental realizaram projetos de fortalecimento da empatia que iniciaram-se com a leitura de obras literárias que abrangem a temática.

Muro do Bullying

No 8º ano os alunos leram na plataforma a obra "Como Tudo Começou", relacionado ao bullying.

Na aula seguinte os estudantes realizaram uma dinâmica de autoconhecimento em que deveriam desenhar algum traço do rosto dos colegas.

Em um sistema de rodízio, os alunos trocavam de lugar mas os desenhos não. Assim cada um pôde contribuir com a construção da imagem de todos os colegas.

O resultado foi espantoso para a turma. Todos concluíram que a imagem do espelho ficou bem desfigurada, e que essa imagem não reflete com fidelidade o que eles verdadeiramente são.

"Eles perceberam que não existe nada simétrico, e que como os outros nos veem nem sempre é como nós nos vemos", resume a professora de Literatura, Simone Rossetto.

A turma refletiu ainda sobre como a opinião dos outros influencia nas escolhas que tomam para se vestir, na aquisição de eletrônicos, bem como no seu modo de agir.

"Por fim, chegaram à conclusão de que somos únicos e, por isso, devemos nos aceitar, acreditar e seguir nossas convicções, além de respeitar as escolhas dos outros", acrescenta a professora.

No segundo encontro, os alunos construíram um muro de papel pardo e escreveram anonimamente palavras ofensivas que eles já proferiram a alguém.

Depois que todos escreveram, o muro foi exposto no quadro e, em silêncio, eles observaram tudo o que foi escrito.

A tarefa era que eles pensassem sobre como eles se sentiram ao escrever e como se sentiriam se a eles fossem dirigidos esses xingamentos.

"Eles concluíram que, na maioria das vezes, não pensam na reação do outro, nem no mal que isso pode causar, e que essas palavras proferidas várias vezes para a mesma pessoa, configura-se bullying", relata Simone.

Após a atividade, cientes da necessidade de mudança, eles destruíram o muro.

Emocionômetro, Música e Tapete de Histórias

No 3º ano o projeto relacionado à Árvore de Livros iniciou com o filme "Divertidamente", que aborda as várias emoções sentidas pelo ser humano em seu desenvolvimento.

A etapa seguinte foi a confecção de um livro com as emoções escolhidas pelos alunos, como alegria, felicidade, amor, amizade, raiva, ódio.

Cada aluno desenhou uma situação que expressasse essas emoções e assim surgiram vários "Emocionômetros", livros com uma coleção de sentimentos já vivenciadas pelos alunos e que foram doados à Biblioteca La Salle.

Eles também confeccionaram um tapete com objetos, frases e desenhos que despertaram suas emoções e empatia na leitura de histórias, como a do Patinho Feio e da ativista Malala.

A última etapa do projeto foi a composição de uma música cuja mensagem resumisse todo o aprendizado adquirido e experiências vividas pelos estudantes ao longo das atividades.