14/03/2017

Alfabetização através da alimentação saudável

A Cesta da Dona Maricota é  uma história de deliciosos versos, através dos quais os alimentos contam as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes. As próprias frutas falam, de maneira a encantar, incentivando a escolha de alimentos saudáveis. Através dessa história, o 1º ano está unindo esse aprendizado com a descoberta da sílabas das palavras.

O projeto iniciou com o sorteio de sílabas entre os estudantes. Quem tirou a sílaba "LA", por exemplo, produzirá com sucata uma fruta, verdura ou legume que comece com essa sílaba. A cada dois dias, um aluno leva para casa a Cesta da Maricota.  No retorno à sala de aula, o estudante apresenta a história que leu e também a criação que fez em casa junto com os pais à turma, mas em segredo, momento em que um colega de olhos vendados irá descobrir qual alimento que se encontra dentro da cesta. " O objetivo é que nesse dia o aluno ajude a dar aula sobre a sílaba sorteada", diz a professora Ana Cristina Wust Fritzen.

Ao longo do projeto, os estudantes irão vivenciar diversas formas de contação da história, com realização de dramatizações com fantoches, além de jogos e brincadeiras, como o da Batata-Quente, e outros online sobre o tema da alimentação. Segundo a professora, haverá ainda a confecção de uma cesta como a da história e uma aula de culinária.

Para a oficina de culinária, que marcará a culminância do projeto, cada aluno trará um pote de vidro pequeno, como os de geleia para a fabricação de uma compota com doce de fruta. A professora lembra que a prática torna mais efetivo o saber. "Passando a conhecer os alimentos, comendo-os, manuseando-os, pesquisando-os, escrevendo sobre eles ou desenhando-os, os alunos tornam sua aprendizagem mais significativa", conclui.