01/03/2017

Aulas no laboratório de jogos motivam alunos

O primeiro contato com a nova sala de jogos da escola, onde aulas com jogos de raciocínio lógico do projeto Mind Lab estão em andamento, encantou as crianças. No 2º ano, os alunos já aprenderam o Mancala, jogo originário da antiguidade em que vence quem arrecadar mais sementes para o plantio.

Atentos às instruções do material didático e às explicações da professora, os alunos perceberam que a sorte é o que menos importa nos jogos de raciocínio, mas sim sua capacidade de elaborar a melhor estratégia.

"Eles ficaram muito empolgados com a novidade", afirmou a professora Rosana Lauermann logo após a aula. A atitude de cumprimentar o oponente antes do início do jogo e ao final da disputa é uma prática importante para firmar relações cordiais mesmo em situações de enfrentamento. "Boa sorte", disse uma das alunas ao ver o colega iniciar o jogo, mas a professora logo corrigiu: "É 'Bom Jogo' que devemos desejar, pois aqui a sorte pouco conta".

O jogo foi apresentado para o grupo de estudantes através da explicação das regras e com o uso de materiais alternativos para melhor visualização. Cada dupla, porém, recebe o jogo no laboratório para a disputa utilizando pequenas sementes como era o hábito entre os antigos agricultores. As crianças também têm seu kit para levar para a casa, onde podem desafiar os pais na brincadeira que ajuda a desenvolver o cérebro.

As aulas do projeto Mente Inovadora estão ocorrendo do Pré 1 ao 9º ano do Ensino Fundamental como componente curricular da disciplina de Matemática.