17/02/2017

Professores qualificam-se para o Mente Inovadora

Os professores lassalistas  tiveram diversos encontros de qualificação antes do reinício letivo para o estudo da metodologia do projeto Mente Inovadora, que trabalha atividades em grupo através de jogos para desenvolver habilidades para a vida: pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões.

A qualificação foi ministrada pelo professor JorgeAlves, da MindLab.  Segundo a metodologia o estudante é acompanhado por um mediador que introduz a esquemas de raciocínio pertinentes à experiências de aprendizagem. O mediador e os alunos conversam sobre o novo conhecimento e como ele se relaciona a situações do cotidiano. As a ulas irão acontecer  em uma sala montada especialmente para o projeto e cada turma terá um encontro semanal de 50min dentro da disciplina de Matemática para aprender.

São três os pilares fundamentais propostos pela MinLab para desenvolver essa aprendizagem: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos, Professor Mediador. O conceito central da metodologia é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramental educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, dever ser prazerosa, cativante e empolgante - para gerar grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.

Na Educação Infantil, o trabalho é focado nas necessidades inerentes à primeira infância: muito uso do simbólico, do faz de conta, do psicomotor, da construção de noções de base, da imersão significativa nos elementos da cultura.

Conheça o programa de ensino para a Educação Infantil acessando este LINK!

No Ensino Fundamental I, séries iniciais (1º e 2º anos), o processo tem como foco as necessidades do primeiro ciclo da Educação Básica: alfabetização (entendida como construção dos instrumentos internos para lidar com linguagem, matemática, jogo…), formação de conceitos básicos, organização inicial de procedimentos investigativos e de operações concretas.

Nas séries finais do Ensino Fundamental I, o foco passa a ser o uso dos instrumentos internos em situações-problema concretas. A passagem de ciclos ocorre durante o 6º ano, acompanhando a organização da Educação no Brasil. Durante o Fundamental II, o processo é focado nas necessidades próprias à entrada na adolescência (aspectos sociais e emocionais), como por exemplo: tomada de decisões para o planejamento do futuro, uso dos instrumentos internos em situações-problemas mais complexos, maior abstração etc.

Conheça o programa de ensino para o Ensino Fundamental acessando este LINK!

Fonte: Site do MindLab