30/06/2016

Experiências com a água envolve alunos do 4º ano

O estudo das estados físicos da água - sólido, líquido e gasoso - ficou mais interessante quando os alunos do 4º ano realizaram experiências no Laboratório de Ciências. A aula prática foi realizada pela bolsista do programa Pet Ciências da UFFS, Andressa Mayumi Alarcon.

O objetivo dos experimentos foi ajudar os estudantes a compreender melhor como alguns processos de mudança do estado físico da água, como a liquefação e a vaporização, acontecem no dia-a-dia.

Para visualizar a liquefação, que é a passagem da água do estado sólido para o líquido, um secador de cabelos aqueceu os blocos de gelo até o derretimento.  Na vaporização, uma panela de água foi colocada para ferver até que o líquido evaporasse.

O terceiro procedimento foi a demonstração da solidificação, que é a transformação da água em estado líquido para o sólido. Um recipiente com água foi colocado no freezer até o congelamento do líquido. Todos os processos foram acompanhado de perto pelos alunos, que anotaram todos os passos das experiências.

O programa Pet Ciências é coordenado pela professora Erica do Espírito Santo Hermel e, na escola, supervisionado e aplicado, respectivamente, pelas professoras de Biologia, Simoni Friedrich, e do 4º ano, Bruna Eckerleben.