21/06/2016

Educação Infantil explora ambientes interativos

Os estudantes do Pré 2 e da Creche 2 usufruíram de novos espaços de brincadeiras, recheados de objetos interativos e caixas temáticas, cuidadosamente preparados para o aprendizado. O projeto de intervenção pedagógica, realizado pelas estudantes de pedagogia da URI, Cheila Henrich e Débora Strieder, estimulou as crianças a inventarem brinquedos e brincadeiras e a descobrirem texturas, formas e movimentos de materiais reutilizáveis, como tampinhas plásticas, copos de iogurte, tecidos, garrafas pet e blocos de madeira.

Através dos ambientes, montados no pátio e na sala de jogos, os alunos interagiram com os materiais livremente, experimentando novas formas de combiná-los ou encaixá-los. " O objetivo foi motivar as crianças a usar a imaginação, simbolismos, e a emoção, ampliando assim a capacidade criativa e estimulando os sentidos", explica Cheila.

Com a liberdade que lhe é oferecida, a criança vai investigar com todas as possibilidades físicas o objeto, rolando, enchendo, empilhando, montando coisas uma dentro da outra, equilibrando e manipulando um objeto em todos os sentidos possíveis. Assim, podem fazer descobertas satisfatórias sobre como o mundo funciona, explorando a gravidade, o espaço, a densidade das coisas e construindo seu desenvolvimento cognitivo, a coordenação e as habilidades motoras.