01/06/2016

Cinema na escola em parceria com a UFFS

Investigar os conteúdos curriculares através do uso de filmes no ensino das Ciências, a partir de sessões cinematográficas na escola. Esse o objetivo do projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PETCiências) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- campus Cerro Largo, em parceria com o Colégio La Salle Medianeira.

A parceria entre os bolsistas do programa e dos professores da rede básica de ensino visa à construção e à melhoria da aprendizagem dos alunos, como auxílio aos professores, e para que os bolsistas estejam em contato com seu ambiente futuro de trabalho, levando inovações e práticas diferenciadas para a escola.

O projeto acontecerá entre os meses de abril e julho e abrange as turmas do 6º ao 9º ano.  Após assistir ao filme indicado, os alunos discutem o tema abordado e propõe-se a um trabalho prático. São dois encontros com cada turma por mês no contraturno escolar.

Os filmes selecionados devem atender ao conteúdo da disciplina que está ou será trabalhado em sala de aula pelo professor durante o ano. No 6° ano, por exemplo, os estudantes assistiram ao filme Viagem ao Centro da Terra, baseado na obra de Júlio Verne, provocando debates sobre os conteúdos próprios do nível de ensino - os conceitos de ar, terra e planetas. Após a sessão de cinema, eles responderam a um questionário e fizeram desenhos que transformaram-se em uma maquete do mundo existente no interior da Terra, como representava o filme.

Já para o 7° ano o filme contemplará os conteúdos sobre os seres vivos ( Voando para Casa,  de Dominique Deruddere), no 8° ano a temática é o corpo humano e alimentação saudável (Osmose Jones - Uma Aventura Radical no Corpo Humano, de Bobby e Peter Farrelly ), e, no 9º ano o assunto são as novas tecnologias (De Volta para o Futuro II, de Robert Zemeckis).

"O cinema na escola proporciona grandes discussões, análises e reflexões acerca de muitos conteúdos didáticos e fatos do cotidiano. Através dos seus enredos, as obras cinematográficas possibilitam dialogar sobre os conteúdos científicos, valores éticos e acontecimentos históricos", argumenta a bolsista Rafaela Gunzel.