06/04/2018

Ensino Médio representa células e cultiva bactérias

O estudo das células, de fungos e bactérias presentes na natureza foi desenvolvido de forma integrada com as turmas do Ensino Médio nas aulas de Biologia.

Os alunos da 1ª série criaram representações, como maquetes, de diversos tipos celulares, tanto procariontes quando eucariontes, para explicar como são sua aparência e estruturas.

As células procariontes são mais simples, enquanto as eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo. As células procariontes foram a única forma de vida na Terra por milhões de anos, até que as células eucarióticas mais complexas surgiram, através do processo de evolução.

Entre as representações, os alunos mostraram a estrutura de um óvulo, de um espermatozóide, de um neurônio, de uma célula do músculo liso, de paramécios (protozoários unicelulares), das bactéria Escherichia coli e Vibrio cholerae (associadas a infecções gastrointestinais), de células vegetal e animal e do estômato, que é uma estrutura formada por duas células presentes na epiderme das folhas.

Já os alunos da 2ª e 3ª séries prepararam no laboratório de Ciências culturas de bactérias e fungos para serem analisados no microscópio. "Para isso, é indispensável que os meios de cultura possuam nutrientes básicos que alimentem os fungos e bactérias que serão estudados. Neste caso, a partir de um substrato formado de gelatina e caldo de galinha foi possível observar a proliferação de microrganismos", explica a professora Mariane Karas.

Os alunos buscaram microrganismos para as culturas em diversos ambientes da escola, como nas quadras de esportes, salas de aula e banheiros, coletando-os com cotonetes.