Quem Somos

A história da Rede La Salle no centro de Porto Alegre começou no ano de 1907 com a chegada dos primeiros Irmãos. O Colégio Nossa Senhora das Dores, atualmente Colégio La Salle Dores, foi fundado no dia 02 de fevereiro de 1908, na época como escola primária masculina e com uma turma composta de 27 alunos. Desde a sua fundação está localizado na região central da capital gaúcha, próximo à Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Centro Histórico.

Desde 1908, no La Salle Dores o estudante é protagonista no processo de construção do conhecimento. A proposta pedagógica visa uma educação lassalista, baseada nos princípios de São João Batista de La Salle, integradora das dimensões intelectual, afetiva e volitiva, promovendo as relações fraternas e solidárias, bem como o respeito à diversidade.

Os fundamentos da formação lassalista considera a pessoa em si mesma e em seus relacionamentos e a continuidade, a realidade da não-plenitude, a possibilidade e a necessidade de sempre crescer mais.

A educação lassalista aceita que a pessoa é uma unidade com três dimensões e três potencialidades, e que é influenciada por seu passado e pelo mundo circundante. Valoriza, portanto, todos os dados da realidade e não apenas os imediatos e utilitaristas. Para a Rede La Salle a educação é global e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade.

Conheça nosso Colégio!

Organização escolar

Ir. José Vendelino Flach Diretor

Ir. Heriton Vilanova Vice-Diretor