15/05/2013

Dia de São João Batista de La Salle

No dia 15 de maio comemora-se, em todas as instituições lassalistas do mundo, o Dia de La Salle. O Colégio La Salle Dores preparou para a ocasião um dia especial de reflexão sobre a vida e a obra do fundador desta missão educativa que é Padroeiro Universal dos Educadores, São João Batista de La Salle. Logo na chegada da manhã e da tarde uma reflexão com a participação da Diretora Fabiane Franciscone e do Vice-Diretor Ir. Carlos Alberto Jamade Hirmas para os alunos e comunidade educativa na área coberta da escola. Os alunos do Turno Integral realizaram um lanche coletivo e um painel em comemoração a data especial. Durante toda a semana os alunos terão a Hora do Conto e exposição de desenhos na Biblioteca sobre a vida do fundador.

Galeria de Fotos na Fan Page do Colégio La Salle Dores

Saiba mais sobre a vida de La Salle:

São João Batista de La Salle nasceu em Reims, na França, em 30 de abril de 1651, numa época de riqueza para poucos, e de pobreza, principalmente educacional, para muitos.

Desde os 10 anos, queria ser padre. Iniciou seus estudos no Colégio dos Bons Meninos, em sua cidade natal. Realizou, depois, estudos de Filosofia e Teologia na Universidade de Reims e na Sorbonne, em Paris.

Aos 27 anos foi ordenado sacerdote. Seu sonho era ser um bom pároco, mas Deus o encaminhou para a missão de criar escolas para crianças pobres. Para isso teve de preparar educadores. Reuniu os professores em comunidade, e os tornou religiosos educadores leigos, consagrados a Deus no serviço da educação humana e cristã da infância e da juventude. E esses educadores passaram a se chamar “Irmãos das Escolas Cristãs”. Aqui, no Brasil, são conhecidos por Irmãos Lassalistas. Seu trabalho foi tão relevante que espalhou-se pelo mundo inteiro!

La Salle, por sua vida e ação em prol da educação humana e cristã da infância e da juventude, foi proclamado santo, em 1900, pelo Papa Leão XIII e, em 15 de maio de 1950, o Papa Pio XII o proclamou Padroeiro Universal dos Educadores. O então Governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti, no uso de suas atribuições, o declarou Patrono do Magistério Público do Rio Grande do Sul, em 1954.