13/06/2019

City Tour em Porto Alegre as turmas do 4º Ano EF

As turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Dores realizaram, na última semana, um “City Tour – Urbano e Rural” como encerramento dos estudos sobre a cidade de Porto Alegre. A atividade teve como objetivo conhecer os principais pontos turísticos da cidade e, também, vivenciar e perceber as principais diferenças existentes entre as zonas rural e urbana.

A atividade iniciou com a visita ao Sítio do Laçador, próximo ao aeroporto. Lá, além de contemplarem a estátua esculpida por Antônio Caringi, inspirada na figura do tradicionalista Paixão Côrtes, os alunos realizaram brincadeiras tendo os pontos cardeais como base, utilizando a Rosa dos Ventos existente no local.

Após, dirigiram-se ao Centro Histórico de Porto Alegre e visitaram pontos importantes da região: Prefeitura Municipal, Mercado Público, Casa de Cultura Mario Quintana, Igreja N.S.ª das Dores, Praça Brigadeiro Sampaio, Praça da Matriz, entre outros, além de ruas históricas.

Após um delicioso lanche na Banca 40 do Mercado Público, o tour seguiu rumo à Zona Sul da Capital para a vivência no meio rural. Nas granjas visitadas, os alunos interagiram com animais do campo, acompanharam a preparação de um bom solo para plantação, conheceram algumas técnicas de plantio e plantaram mudinhas de alface.

A atividade culminou com a visita ao Santuário Mãe de Deus, localizado a 260m de altura, no Morro da Pedra Redonda, onde foi possível observar, do alto, as duas regiões estudadas.