11/01/2021

Início das Inscrições do PAS

As inscrições para o PAS da UnB 2020/2022 terão início no dia 11 de janeiro de 2021 e se encerrarão no dia 29 do mesmo mês. Para participar do processo seletivo seriado, os candidatos devem pagar uma taxa de R$120,00.
Porém, quem for cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para programas sociais, têm direito à isenção da taxa. Alunos da rede pública, que possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e tenha 75% de frequência nas aulas, também têm direito à isenção da taxa de inscrição.

O processo seletivo do Programa de Avaliação Seriada (PAS) se dá por meio de uma prova de conhecimentos e uma prova de redação, com duração máxima de 5 horas para a realização. Já a prova de conhecimentos gerais é dividida em duas partes:
Parte 1 – Língua Estrangeira (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa, de acordo com a opção do candidato);
Parte 2 – Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia.

Na página oficial da UnB, é possível consultar a matriz de referência do Programa de Avaliação Seriada, na qual é apresentado o quadro de habilidades e competências e objetos de conhecimento que o programa deseja do estudante.
No site, aos alunos também têm acesso à seleção de obras (musicais, teatrais, visuais, textuais etc.) para estudarem para o exame do PAS, conforme a etapa de cada subprograma.

Cada etapa do exame do PAS possui uma data diferente para a aplicação da prova. Confira o calendário abaixo:
1ª etapa: 21 de março de 2021;
2ª etapa: 14 de março de 2021;
3ª etapa: 07 de março de 2021.

Entretanto, todas elas têm início às 13 horas (horário oficial de Brasília/DF) e duração máxima de 5 horas.

Saiba mais em: https://www.cebraspe.org.br/pas/subprogramas