28/04/2016

Recreio Literário homenageia Monteiro Lobato

Quem passou pela Biblioteca da Escola nos últimos dias percebeu que ela recebeu uma ambientação diferenciada. O cenário paisagista foi palco do projeto “Recreio Literário”, desenvolvido pelas professoras de Língua Portuguesa das Séries Finais/EF em parceria com a equipe da Biblioteca Dom Aquino.

A primeira edição do “Recreio Literário” foi uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que deu causa ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, data de seu nascimento.

Durante a programação, os alunos apresentaram esquetes teatrais inspirados na vida e obra de Lobato e ofereceram provas dos doces preparados pela Tia Nastacia no Sítio do Pica Pau Amarelo.

Para assistir às encenações, alunos e educadores passavam pelo túnel do Monteiro Lobato, organizado literariamente pelos alunos do 6º ao 8º ano/EF e decorado pelo artista plástico Pedro Sales, que endossou a obra projetando e ajardinando o túnel com materiais recicláveis e elementos naturais.

O projeto

O “Recreio Literário” integra o projeto Leitura-Ação desenvolvido pelas professoras de Língua Portuguesa das Séries Finais/EF em conjunto com a Biblioteca da Escola.

Em edições trimestrais, durante os intervalos, os alunos apresentam esquetes da obra ou do tema literário estudado no mês manifestando-se ludicamente a partir de um livro ou personagem trabalhado na sala de aula.

O projeto Leitura-Ação tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e redescobrir a Literatura Clássica e o universo imaginário dos personagens contemporâneos que fidelizam seus leitores e instigam novas leituras.