15/04/2016

Alunos da 3ª série/EM constroem sólidos de Platão

Utilizando-se de conceitos e características dos sólidos de Platão, o professor de Matemática, Ricardo Chilela, realizou uma proposta didática para aplicação prática do ensino da Geometria Espacial. Realizada com as turmas da 3ª série do Ensino Médio, a atividade busca tornar o ensino da disciplina mais atraente e compreensível para os alunos.

A partir de materiais como cartolinas, borrachas e palitos e com muita criatividade, os alunos utilizaram o Laboratório de Matemática para a construção dos sólidos – também denominados poliedros.

“A atividade possibilita que os alunos se familiarizem com os sólidos, desde a planificação até a execução, e assim, se apropriem de conceitos como faces, arestas e vértices”, explica o professor. Chilela destaca também a importância de identificar os conceitos para utilizar a relação de Euler.

É possível perceber, conforme o professor, que atividades como essa contribuem significativamente com o aprendizado dos alunos uma vez que amplia a percepção visual e torna a Matemática menos abstrata, aproximando a prática dos conteúdos teóricos.

Veja fotos.