14/04/2016

Ensino Fundamental II

Alunas do 8º ano/EF criam blog inspirado na CF 2016

Campanha da Fraternidade é assunto somente da Igreja? Com esse questionamento, o professor de Ensino Religioso, Deivis de Morais, tem proposto aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental debates sobre saneamento básico e problemas urbanos, temas que permeiam a Campanha da Fraternidade 2016.

A metodologia das aulas, desenvolvidas com os alunos do 6º ao 9º ano, conta com atividades como leituras, vídeos e discussões para trazer à tona a responsabilidade de cada um nas problemáticas sociais.

O resultado do trabalho é a mobilização dos alunos para iniciativas de conscientização ambiental e a consequente contribuição nos processos de desenvolvimento das cidades. Uma dessas iniciativas partiu de três alunas do 8º ano que, inspiradas no trabalho da disciplina, criaram o blog “Amigas do Verde” com dicas sobre reutilização de objetos facilmente descartados no lixo.

Para as autoras, Luiza Mondadori, Rafaela Santos e Luíza Krebs, a ideia é conscientizar: “É muito mais que um trabalho escolar, é mostrar para as pessoas que é possível aproveitar aquilo que a gente acha que não vai mais servir; é ter ressentimento de jogar fora”.

A maioria das dicas são testadas pelas meninas. “Estamos criando um móbile com aquelas cápsulas de máquina de café que muita gente põe fora porque não sabe o que fazer com elas. Assim que tiver pronto, vai pro blog”, conta Luiza.

O blog está interligado a uma fan page e passará a ter postagens também em Inglês, uma vez que o conteúdo tem conquistado acessos de outros países, conforme justificativa das alunas.

A proposta do professor de mostrar que “a responsabilidade com a sociedade é de todos e basta cada um fazer a sua parte” vem surtindo efeito e ganhando espaço no La Salle São João. Com iniciativas como essa, a Escola reafirma sua proposta de formação integral trabalhando o conhecimento no processo de construção pessoal e coletiva.

Para acessar:

O blog, clique aqui.
A fan page, clique aqui.

Saiba mais sobre a CF 2016.