08/04/2016

Escola inicia projeto de prevenção ao bullying

Nessa quinta, 7 de abril, data instituída como Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, os Serviços Pedagógicos do Colégio La Salle São João deram início ao projeto “Faça amigos, não faça Bullying”.

A primeira atividade foi um bate-papo com as turmas sobre características, causas e consequências e o papel da Escola na prevenção do Bullying.

Ao longo do dia, os professores irão propor paradas reflexivas para marcar a data de sensibilização na Escola.  As turmas dos Anos Iniciais/EF irão trabalhar o tema a partir de valores divididos por série:

1º ano: amizade
2º ano: aceitação às diferenças
3º ano: compreensão
4º ano: respeito
5º ano: empatia
Especializadas: Música e Educação Física: cooperação | Inglês: trabalhará junto com as professoras da turma

Outras atividades como palestras, Jornadas de Formação, Contação de Histórias, entre outras, serão desenvolvidas, ao longo do ano letivo, de forma interdisciplinar e de acordo com a faixa etária, com alunos da Educação Infantil, das Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também serão envolvidos professores e funcionários.

O projeto tem como objetivo desenvolver medidas educativas que contribuam com a reflexão, possibilitando que educadores identifiquem atitudes características de Bullying e atuem de forma preventiva e reparatória nos conflitos decorrentes dessas práticas. A ideia é estimular uma convivência saudável entre colegas por meio da responsabilidade, do cuidado e respeito ao próximo.

O projeto “Faça amigos, não faça Bullying” está pautado na Lei 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e vai ao encontro da proposta pedagógica lassalista de formação integradora das dimensões intelectual e afetiva, promovendo relações fraternas e solidárias e o respeito à diversidade.

Veja fotos das atividades.