28/07/2015

Jornalista da RBS participa da Semana de Debates

Convidados especiais participaram da semana de debates da 3ª série do Ensino Médio. Na sexta, 24, o jornalista do grupo RBS, Eduardo Torres, partilhou a experiência de ter produzido a reportagem “Adolescência Assassinada”, levantamento exclusivo do Diário Gaúcho e da Zero Hora.

A reportagem, veiculada no mês de julho, é fruto de uma investigação sobre 50 mortes de crianças e adolescentes ocorridas, nos primeiros cinco meses do ano, na região metropolitana. O jornalista visitou delegacias de 19 municípios da Grande Porto Alegre para produzir o trabalho.

Torres iniciou sua fala questionando a opinião dos alunos sobre a formatação atual da sociedade, a diferenciação centro-periferia e qual a relação entre o aumento da criminalidade e essa segmentação. Após, abordou algumas constatações da pesquisa e de dados estatísticos e respondeu aos questionamentos dos jovens.

Entre os assuntos levantados pelos alunos esteve a redução da maioridade penal e a legalização das drogas. “Antes de tentar opinar, é preciso se despir dos nossos valores, de classe média, e tentar entrar no ambiente dessas crianças [vítimas da criminalidade], tentar entendê-lo”, argumentou o jornalista.

Outra questão tratada foi a desfronteirização da criminalidade: “Hoje são mundos que se cruzam. [A violência] está batendo na nossa porta. Já passou dos guetos periféricos”, declarou Eduardo. O palestrante também ressaltou a importância de a população cobrar atitudes do poder público para o combate à criminalidade.

A Semana de Debates da 3ª série/EM foi realizada de 20 a 24 de julho sob a temática "Cidadania e Política".