20/07/2015

Ensino Fundamental II

7º ano recebe jovem dos EUA em sala de aula

A turma 172, do 7º ano do Ensino Fundamental, recebeu na última terça, 14 de agosto, o jovem Carlos Corte, para um pequeno período de intercâmbio. Residente em Maryland, nos Estados Unidos, o jovem desembarcou no Brasil para passar as férias de inverno com os familiares e, durante esse período, partilha aprendizados e diferenças culturais.

Com o português fluente e o espirito lassalista arraigado na família - seus pais são ex-alunos do La Salle São João e seu primo é aluno da turma 173 - Carlos conta que tem sido legal e diferente esse intercâmbio. Convidado a fazer um paralelo entre os dois países com relação ao ambiente escolar, ele destaca algumas diferenças.

O jovem conta que na sua escola as disciplinas são as mesmas todos os dias, divididas em obrigatórias e optativas, devendo o aluno cursar 5 obrigatórias e 2 optativas: “Neste ano eu escolhi Espanhol e Culinária. É muito legal, a gente aprende a cozinhar e participa de diversas competições”. Além disso, disciplinas como Sociologia e Filosofia são estudadas dentro da língua materna e a carga horária contempla dois turnos: manhã e tarde.

Quanto às semelhanças, ele descreve algumas relacionadas à estrutura de sala de aula e às dinâmicas de trabalho e elogia o corpo docente da Escola: “Aqui todos os professores são bons e fazem diversos trabalhos em grupo, o que eu acho bem legal”. O jovem fica na Escola até sexta, 24 de julho - último dia de aula do 1º semestre.