23/04/2015

Colégio sedia cursos para educadores musicais

O Colégio La Salle São João será sede de mais um curso de formação para educadores musicais. Desde o ano passado, a Escola recebe renomados profissionais para ministrar especializações, atuando como forte apoiador da formação continuada de professores que atuam na área musical.

Já recebemos a pianista e educadora musical, Leila Sugahara, a pesquisadora em música e educação, Ermelinda Paz e a cantora e compositora, Magda Pucci. O próximo curso, marcado para os dias 20 e 21 de junho, traz a Porto Alegre o músico brincante e inventor de mirabolâncias, Estevão Marques, do Grupo Triii, de São Paulo/SP, para ministrar uma oficina de educação musical.

Aberta ao público, a oficina tem carga horária de 12 horas e será realizada no sábado, das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18h, e no domingo, das 8h30min às 12h30min. Os interessados poderão obter mais informações sobre programa, investimento e inscrições com a Primeiro Tom através do telefone (054) 84022435 ou pelo email andrecxs@uol.com.br

Os eventos são organizados pela produtora Primeiro Tom Educação Musical, de Caxias do Sul/RS, em parceria com a professora de Música, Marília Mentz.

QUEM É ESTEVÃO MARQUES

Estêvão Marques é contador de histórias e músico do grupo Palavra Cantada. Tocou com Chico César, Antonio Nóbrega e o grupo Barbatuques. Formado em música na Faculdade Santa Marcelina (SP), é professor no The San Francisco Orff Course, nos Estados Unidos.

Seu currículo soma oficinas ministradas em diversos países como Turquia, Colômbia, Argentina, Uruguai, Espanha, Tailândia, Espanha, Itália e nos Estados Unidos. É autor de "Historias que cantam" e “Colherim” e coautor de “Brincadeiras e brincadeirinhas musicais”. É, também, diretor musical do CD/livro Muitas coisas, poucas palavras, de Francisco Marques.

Outros cursos desenvolvidos no La Salle São João

Em 2014, o Colégio La Salle São João sediou outros dois cursos de formação continuada para educadores musicais. O primeiro, realizado em agosto, contou com a presença da pianista, pedagoga e educadora musical, Leila Sugahara, que ministrou as oficinas "Musicalização para bebês" e "Atividades Musicais no contexto escolar".

A segunda oficina, no mesmo mês, falou sobre o tema "500 canções Brasileiras e modalismo musical" e foi desenvolvida pela pesquisadora, líder do grupo de pesquisa Música e Educação Brasileira, da UFRJ, Ermelinda Paz.

Já em 2015, em março, foi a vez da cantora, arranjadora e compositora, Magda Pucci, compartilhar com os educadores seu conhecimento através da oficina “Músicas do Mundo".

Os encontros reuniram professores de música do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, Vale dos Sinos e Serra Gaúcha - e de Santa Catarina, que se deslocaram por conta do renome dos ministrantes.

Saiba mais sobre o currículo dos ministrantes.